Você já deve ter imaginado como seria sua cidade no futuro, verdade? Seu bairro, como você se locomove, paga as compras do mês, acessa serviços públicos, pega o ônibus, ou um carro compartilhado, e assim por diante. Muito disso talvez venha de filmes, seriados que simulam a realidade daqui a 30 anos.

Projeto da cidade do Google em Toronto
Fonte: Sidewalks Lab.

Sidewalks Lab. Você já ouviu falar dela? É a Startup do Google. Sim, o Google fundou sua própria célula de inovação há 2 anos, totalmente focada na construção de cidades inteligentes. Sua missão? Atacar problemas comuns nas grandes metrópoles: congestionamento, poluição, transporte público ineficiente, acesso à internet, dentre outros.

Carros autônomos, Wi-Fi rápida, gratuita e com 100% de cobertura, gestão inteligente de resíduos, essas são apenas algumas das inovações que o Google pretende levar ao próximo nível. E isso já é uma realidade, não mais apenas uma fantasia de filme.

Algumas cidades estavam sendo cotadas para receberem esse ambicioso projeto-piloto. Detroit, Denver, Nova York, Portland, San Francisco, Seattle são algumas deles. Até que Toronto manifestou seu interesse.

A cidade mantém o posto, junto com Vancouver e Calgary, como as melhores cidades do mundo para se viver e está prestes a se tornar a mais futurista do planeta. A Sidewalks Lab acaba de firmar parceria com o Governo Canadense e Cidade de Toronto para construção de um distrito à beira do lago Ontário, em Downtown Toronto, que irá funcionar como aquelas cidades que você imagina daqui a algumas décadas.

Projeto da cidade do Google em Toronto
Fonte: Sidewalks Lab.

Isso tudo se tornará realidade nos próximos anos, e os torontenses irão experimentar as primeiras mudanças já em 2018. A meta é tornar a cidade um hub global de inovação em urbanismo e sustentabilidade. O custo disso tudo? Estima-se que $1bi serão investidos, de acordo com o The Wall Street Journal.

O que esperar de uma cidade governada em parceria com o Google? Poderosos hubs de compartilhamento de Wi-Fi rápida e gratuita, como já existe em Nova York, faixas exclusivas para carros autônomos, novas soluções para tornar mais eficiente o sistema público de saúde, como delivery de medicamentos feitos por drone, aumento de áreas de uso comum para pedestres, e assim por diante.

Mas não se assuste. Isso é apenas uma evolução natural do mercado tech que o Canadá já oferece. Fizemos um eBook curtinho com 25 fatos pelos quais Toronto é a cidade certa para desenvolvimento desses negócios. E como você ou sua startup podem se beneficiar disso.

 

Em setembro de 2017, trouxemos um grupo de empreendedores e Startups brasileiras para conhecer esse mesmo ambiente de inovação canadense.

 

One thought on “O Google está prestes a tornar Toronto a cidade mais futurista do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *