A jornada de começar seu próprio negócio e realmente abraçar uma causa que é sua e pela qual você se sente motivado a ir além não é fácil. Disso você provavelmente já sabe porque já ouviu falar ou sente na pele o que é trabalhar tão arduamente por algo que você acredita.

Se você sente isso constantemente, a vontade de abraçar o mundo com as pernas, uma paixão que às vezes se torna difícil de explicar à sua família e amigos, a dificuldade de dizer “não” às pessoas, o prazeroso cansaço e esgotamento da sua energia, mas ao mesmo tempo a gratidão quando você se depara com resultados incríveis que influenciam os seus clientes e o seu time, inúmeros altos e baixos em apenas um dia, fuckups que parecem matar um mês inteiro de trabalho, momentos nos quais você já se imagina entregando sua demissão ou desligamento, mas um propósito que nunca se apaga, que te motiva imensamente e te mantém focado na sua corrida.

Se você tem esses sintomas, você é empreendedor. Você tem claramente uma paixão, um propósito e um público que você deseja impactar. E não precisa estar à frente de seu próprio negócio para se denominar empreendedor. Estou falando do seu espírito, da sua vocação.

Mas sabe aquela velha frase: uma ideia não vale nada, se ela não vier acompanhada de uma execução de alta performance? Então. Não basta paixão, propósito e uma ideia genial. Isso vale um total de zero nadas. Se você quer realmente impactar alguém ou algum setor, você precisa buscar a melhor versão de si mesmo todos os dias.

Me pego às vezes rindo de quando eu costumava dizer: “ah, a inspiração não está vindo hoje. Não estou no mood”. Mas pera aí. Inspiração, meus caros, não cai do céu. E nem é uma brisa. Você tem que estar constantemente, ativamente em busca de inspiração, de meios, de canais e de líderes que te inspirem e te façam enxergar o que hoje você não enxerga. Quantas vezes você deixou a procrastinação virar um obstáculo para a execução em alta performance das suas tasks?

Ontem fui ao maior evento tech de Toronto, o TechTO. Ele reúne as maiores startups, empresas e profissionais do meio tech da cidade e acontece mensalmente. Quem acompanha meu Instagram stories pôde ter um gostinho de como foi. Um dos speakers mostrou essa foto:

Dilemas

Se você está começando sua própria empresa ou startup, olhe essa imagem com cuidado. E como bom alumnus da AIESEC, digo: AIESECos, olhem essa imagem com mais cuidado ainda.

“Dos 5 elementos, você deve escolher 3 e esquecer de 2”, ele disse. Quais você escolhe? Se você quer realmente alavancar sua área, sua startup ou um projeto seu, se dedique a ele como se fosse seu filho. Você não pode se dar ao luxo de ter 5 distrações, disse ele.

Particularmente, eu tenho uma visão diferenciada dessa imagem. Acredito que tudo converge à seguinte pergunta: quais desses elementos serão suas prioridades? Escolha 3. E a partir disso, você consegue direcionar seu tempo, energia e dinheiro de forma mais inteligente para uma vida mais equilibrada. Se até hoje você não tem clareza das suas prioridades e dos seus valores, não é à toa que você constantemente deve falar “não tenho tempo”. E essa, meus queridos, é a pior excuse que você pode dar ao seu time quando se trata de algo imprescindível ao seu negócio ou área.

Termino falando: o Q1 do ano está chegando ao fim e o Q2 já está aqui. Quantos % da sua meta já foram atingidos? Se você já não está pensando nas ações e metas do Q2 e Q3, algo está errado. Olhe ao redor. Que tipo de pessoas te cercam? Cerque-se apenas dos melhores! April is for giants. Are you a giant? Quais são os seus 3 escolhidos?

O TechTO é parceiro da Next Level e estará conosco na Missão Toronto. Trata-se da maior comunidade tech do Canadá, reunindo diversas empresas e startups que estão desenvolvendo projetos pioneiros e precisam de talentos e empresas parceiras para isso.

Arrume as malas, pois você irá estabelecer conexões com essa comunidade incrível! Venha se inspirar, explorar e agregar valor ao seu negócio nesse ambiente de inovação e disrupção que Toronto oferece. Nossas vagas estão abertas. Inscreva-se hoje mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *