A Missão Toronto 2018 começará em 4 meses. Mais do que uma missão de negócios, a Missão Toronto é uma iniciativa da Next Level Hub que pretende trazer projetos brasileiros ao Canadá trabalhando com essas empresas em 3 frentes principais.

Essas 3 frentes são, geralmente, os principais desafios que empresas brasileiras enfrentam quando internacionalizam para o Canadá ou Estados Unidos:

  1. Acesso a investimentos e infraestrutura básica;
  2. Conexões valiosas com incubadoras e parceiros certos;
  3. Entendimento da cultura business do país para alavancar as vendas. 

Durante a semana da Missão, de 24 a 28 de Setembro, o time da Next Level Hub apresentará ao nosso grupo de empreendedores uma série de oportunidades, nas suas indústrias, e programas desenhados a alavancar inovação e internacionalização nas suas respectivas empresas. Você conhecerá:

  1. Oportunidades de acesso a investimentos no Canadá e os procedimentos legais e burocráticos por trás disso;
  2. Os principais Hubs de inovação canadenses, dos quais você poderá trabalhar no desenvolvimento do seu negócio aqui em Toronto (ainda com visto de turista);
  3. Mentores especializados na sua indústria e com experiência na atração de empresas brasileiras ao Canadá, que irão te auxiliar a traçar um plano de internacionalização, bem como incorporação de métodos inovadores ao seu negócio;
  4. Incubadoras e aceleradoras que endossam a emissão do visto de empreendedor;
  5. O Elevate TechFest, o maior evento de tecnologia e networking do Canadá, e a Creative Business Week. A CBW é um evento que acontece em Waterloo e reunirá governo canadense, investidores e empreendedores, além de uma Pitch Competition para o nosso grupo. Você terá a chance de subir ao palco e atrair a atenção do Canadá para o seu negócio!

O primeiro participante que iremos apresentar é o Roberto Pereira, fundador da MIA, que passará 1 mês em Toronto e irá levar sua startup para a Missão.

roberto pereira mia descrição
Roberto Pereira, Founder da MIA

 

Quem é a MIA?

A MIA é uma startup sediada em São Paulo, SP e consiste em uma plataforma de compras virtual que irá conectar redes de supermercados e consumidores.

O objetivo é facilitar a experiência do consumidor final quando da realização das suas compras, assim como possibilitar que as grandes redes de supermercados tenham uma visão mais clara do comportamento e preferência dos seus clientes. De acordo com a National Retail Federation, apenas 33% das grandes redes no Canadá possuem uma clara visão dos comportamentos dos seus consumidores finais. Isso já é um bom indicador sobre o potencial que MIA teria ao vir para o Canadá.

Em relação às redes de varejo, a equipe quer expandir e otimizar a presença digital dos supermercados no hábito de compras dos seus consumidores, visto que ainda é um movimento incipiente no Brasil para as pequenas e médias redes.

O Roberto, junto com seu time de 2 desenvolvedores e mais outros 2 parceiros, agora trabalha para lançar um marketplace em que essas redes oferecem seus produtos online e os consumidores acessam a plataforma, fazem a compra do mês pelo aplicativo e escolhem se querem receber em casa ou realizar o pick-up na loja física.

Além disso, o histórico de compras do cliente e sua habitualidade de compras resultarão em uma série de benefícios no clube de vantagens oferecido pela tecnologia, fruto de um algoritmo próprio em desenvolvimento.

celular supermercado compras aplicativo
A MIA quer estreitar a relação online entre consumidores e supermercados médios. (Imagem: Tallypress)

Hoje, a MIA possui um time bem estruturado de 5 pessoas com sede e atuação em Mogi das Cruzes, SP. O projeto piloto iniciará em junho, alcançando duas lojas de uma rede de supermercados. Eles já estão em contato com outras cinco redes, somando 20 lojas no total. Até o final do ano, querem consolidar a startup na cidade para então expandir para outras localidades de São Paulo.

Canadá: gatilho para inovação e entrada para o mercado global

Daqui a 5 ou 10 anos, o Roberto se vê morando – e empreendendo – no Canadá. Ele acredita que é o melhor lugar que consegue combinar suas metas profissionais e pessoais – levando em conta que o país tem a melhor qualidade de vida do mundo além de ser um mercado aberto a novos negócios.

“Eu empreendo pelo coração. Quero estar no Canadá porque quero acesso a qualidade de vida ao mesmo tempo que continuo empreendendo, tocando meu negócio. Eu vejo o país como a principal união desses dois fatores”

Além disso, na visão do Roberto, o Canadá é a porta da internacionalização da empresa. Contudo, antes de internacionalizar, é preciso, primeiro, explorar todos os gatilhos de inovação dentro do seu próprio negócio. E o Canadá tem o ecossistema perfeito para isso, uma vez que alia:

i) investimentos crescentes do setor privado;

ii) acesso a talento qualificado e internacional e

iii) um governo transparente e favorável à atração de startups latino-americanas.

A Missão Toronto será o momento em que a MIA estará conversando com mercados globais, principalmente Canadá, EUA e México. Claro, assim como a grande parte dos empreendedores tecnológicos, o Roberto quer estar no Vale do Silício no futuro. Mas, na visão dele, o Vale se transformou em um lugar bastante disputado, caro para operacionalizar o início da sua empresa e, por muitas vezes, hiper-valorizado pela comunidade empreendedora.

Logo, a entrada no mercado canadense e no corredor Toronto-Waterloo seria o primeiro grau desse processo de internacionalização, visto que o mercado canadense é mais receptivo, os processos são menos burocráticos e permitem acesso fáil aos mercados americanos e mexicanos.

toronto waterloo cidade canada
O corredor Toronto-Waterloo permite uma internacionalização mais acelerada que outros pólos. (Imagem: Betakit)

Por que a MIA escolheu a Missão Toronto?

Apesar de estar em um estágio inicial, percebemos que o Roberto tem uma visão de futuro e planejamento fortes para a MIA. O fato de a empresa já nascer preparada para o mercado global, assim como conectada a oportunidades internacionais, mostra que seu potencial de escalabilidade e diferenciação no mercado brasileiro é alto.

A MIA quer conhecer como o mercado canadense pode agregar novas tecnologias e práticas diferenciadas ao seu modelo de negócios. Para isso, contarão com a nossa rede de parceiros, com players como a Communitech, Accelerator Centre, Shopify, entre outros.

O networking feito na cidade, especialmente durante as visitas da Missão, ajudará eles a receber o máximo possível de visibilidade, feedback e insights das incubadoras, além de possibilitar o pitch da startup para aceleradoras canadenses.

O objetivo da MIA é bem claro. O Roberto quer começar a preparar a empresa para incubar no Canadá por meio do Startup Visa Program. O programa é uma iniciativa do governo canadense que possibilita que empreendedores internacionais tenham o visto para permanecer no país e desenvolver seu negócio com o apoio de incubadoras ou investidores-anjo.

A intenção é avaliar quando conseguem começar as operações no Canadá, por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas. Elas serão desenvolvidas junto com a Next Level Hub e seus parceiros, como a Ideality e a Atoms Integrator.

O Roberto vê que só será possível preparar a MIA para internacionalização e implementação de tecnologias inovadoras no negócio se vivenciar a cultura canadense e o mais importante – conhecer as pessoas certas no menor intervalo de tempo – para minimizar custos desnecessários. Ele sente que uma pesquisa sobre mercados internacionais feita no Brasil não é suficiente para preparar uma startup para internacionalizar.

Por isso a Missão Toronto se apresenta como uma oportunidade de valor. Esse será o grande milestone da MIA para determinar os próximos passos de entrada na América do Norte.

Para conhecer a MIA e o Canadá

Quer conversar com o Roberto para entender melhor sobre a MIA e como ele está planejando a vinda para Toronto? Envie um e-mail para ele e você pode iniciar seu contato com nossa comunidade.

A Missão Toronto 2018 irá conectar você e sua empresa a possibilidades únicas de negócio com o mercado canadense. A turma desse ano irá participar do Elevate Techfest e da Creative Business Week, dois grandes eventos de tecnologia em Toronto e Waterloo organizados pela City of Toronto, Region of Waterloo, Next Level Hub, Ideality, Atoms Integrator e Project Hub.

Faça sua pré-inscrição gratuitamente na Missão Toronto aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *