Se você pensa em estudar fora, dar uma melhorada no seu currículo e, de quebra, viver uma experiência internacional, o Canadá pode ser uma excelente escolha. No ano passado, as universidades e colleges canadenses aceitaram 25% a mais de estudantes internacionais do que a média dos anos anteriores, evidenciando que, sim, o país se consolidou como um dos destinos mais procurados por estudantes internacionais.

A incontestável qualidade de vida canadense (o país é considerado agora o melhor país do mundo para se viver) e o elevado reconhecimento internacional que as universidades e colleges do país possuem são fatores que pesam na balança no momento que os candidatos estão considerando para quais países irão aplicar.

Fonte: © Randy Lincks/All Canada Photos/Corbis

Mais que isso. Para quem tem intenções de morar permanentemente no país, o Canadá, em minha opinião, oferece programas de imigração bem mais acessíveis e baseados em um sistema de pontos, ao contrário de outras nações, onde sua permanência pode se tornar mais burocrática. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com um dos nossos consultores de imigração – basta nos enviar uma mensagem.

Então, se você já considera o Canadá como uma forte opção, fazer uma college no país pode ser o primeiro passo rumo à sua permanência. Nesse texto, vamos explorar um pouco sobre como funciona o processo de aplicação a Colleges de Ontário, província cuja capital é Toronto.

 

Colleges vs. Universidades

Você provavelmente já deve ter pensado na diferença entre essas duas instituições. Vou esclarecer brevemente esse ponto, pois isso era algo bem confuso na minha cabeça também.

Para fins de Canadá, as colleges se encaixam na categoria undergraduate, ou seja, estudantes canadenses geralmente fazem uma college antes de entrarem na universidade para explorarem, de maneira preliminar, o campo de atuação que desejam seguir profissionalmente. Alguns decidem fazer college também para conseguirem mais pontos em suas aplicações para universidades. No Brasil, nossos equivalentes são os cursos técnicos (Institutos Federais, por exemplo).

Além disso, os programas das colleges são mais orientados para o mercado de trabalho, e menos acadêmicos. Portanto, se sua intenção for inserção na sua área de atuação no Canadá, considere registrar-se em uma college.

 

Lembrete! Algumas áreas são extremamente regulamentadas no país, como advocacia, engenharia, medicina. Portanto, trace um bom planejamento.

 

Já as Universidades se equiparam ao que definimos no Brasil como universidades mesmo e são mais orientadas à pesquisa, ensino e extensão. Vale lembrar que a maioria das universidades oferecem programas undergraduate e orientados ao mercado de trabalho também.

 

universidade toronto melhor canadá
A Universidade de Toronto foi rankeada como a melhor do Canadá e uma das top mundiais. Fonte: Daily Hive.

1. Saiba claramente quais são suas intenções

Bem, se o seu objetivo é fazer uma vida no país, realmente vir para ficar, atente para esse primeiro detalhe. Você deve considerar aplicar para uma college pública (apesar da designação “pública”, isso não significa que ela é gratuita. Apenas é mantida por fundos públicos). Você consegue ver todas as colleges públicas de Ontário aqui.

Antes de eu explicar o porquê disso, é essencial que você entenda o cronograma pelo qual passam a maioria dos estudantes que vêm com intenções de permanecer no país. Após aplicarem para uma college, serem aceitos e terminarem o curso, esses estudantes podem aplicar para a extensão da sua permanência no país para que possam trabalhar full-time nas suas áreas.

De acordo com o Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (CIC), apenas estudantes de instituições públicas ou determinadas organizações privadas são elegíveis para o PGWPpost-graduation work permit, ou seja, se você fizer seu curso em alguma instituição não reconhecida pelo CIC, você não terá direito a extensão da sua permanência no Canadá, de acordo com o site oficial do governo canadense.

 

passaporte canadá
Fonte: Canada Government

 

E aqui vai uma dica. Apesar de o site fazer menção a instituições particulares de ensino, vem crescendo os casos de negativa do PGWP quando se trata de estudantes dessas colleges, de acordo com conversas que tenho com pessoas desse meio. Se você quer realmente garantir sua estadia, escolha uma college pública.

 

HEADS UP!! A maioria das agências brasileiras vendem apenas programas em colleges privadas, por serem, geralmente, mais baratos, menos burocráticos e com datas de início mais frequentes e flexíveis. Por isso, não tome decisões precipitadas e escolha com cuidado para qual college você irá aplicar.

2. Planeje-se para ir ao Canadá

Pois bem. Agora que você já sabe a diferença entre colleges públicas e privadas, chegou a hora de escolher seu programa e se certificar que você tem toda a documentação necessária. A maioria dos documentos é comum a todas as colleges, mas algumas podem pedir algo a mais ou a menos. Decidi escolher a George Brown College como parâmetro, por ser uma das melhores colleges públicas do país.

Os requisitos básicos são:

  1. Você deve possuir um diploma universitário ou técnico (caso sua escolha seja um postgraduate course);
  2. Ser maior de 18 anos no momento do seu credenciamento.

Deu check nesses? Além disso, você deve provar proficiência em inglês. Isso pode ser provado por meio do TOEFL (nota 88 ou superior, e 22 pontos ou mais em cada seção)  ou IELTS acadêmico (nota 6.5 ou superior e 6.0 ou mais em cada seção). Se você não possui essas certificações válidas, aconselho que você se prepare e faça a prova, pois é bem possível que sua nota seja útil em futuras aplicações (para masters ou outras colleges, por exemplo). Você pode achar mais informações sobre datas desses exames nos sites oficiais do TOEFL e IELTS.

 

Investimentos

Para aplicar, você será requisitado a pagar uma taxa de aplicação não reembolsável de CAD 95 (cerca de 250 reais). Esse valor pode ser pago online por cartão de crédito MasterCard, VISA ou AMEX.

Além do investimento na hora da aplicação, existe a tuition fee, que é o valor do curso. Cada curso possui um valor único, a depender da sua duração, instituição e indústria. Na George Brown College, os cursos full-time na área de Business, com duração de 8 meses, custam em torno de CAD 14,000, que podem ser pagos em duas vezes, na maioria dos casos.

Se você já está ciente disso, certifique-se que possui um bom planejamento financeiro para se manter no país. O governo exigirá prova de fundos (por meio de extrato bancário) no momento que você estiver aplicando para o visto. Geralmente, para cada ano de estadia no país, é exigido CAD 10,000 em conta, além do recibo de pagamento da college, de acordo com as agências.

 

Documentação necessária

É comum as colleges solicitarem seu diploma e histórico escolar em tradução juramentada ou emitido em inglês pela sua universidade, caso exista um departamento de relações internacionais ou tradução de documentos. Fiz minha graduação na UFRN e a SRI (Secretaria de Relações Internacionais) emitiu meu diploma e histórico em inglês sem custos.

 

Que curso escolher?

Essa pergunta faz você pensar novamente pensar nas suas intenções. Caso queira permanecer no país após a conclusão do curso, é salutar considerar os requisitos que o CIC exige. De acordo com o departamento, você deve escolher um programa full-time com duração mínima de 8 meses para ser elegível ao PGWP. O PGWP, novamente, é a permissão de trabalho full-time após a conclusão do seu curso. Caso concedido a você, você poderá permanecer por 1, 2 ou até 3 anos após a college trabalhando full-time. Consulte um agente oficial de imigração para mais detalhes. Podemos conectar você a agentes parceiros da Next Level.

 

George Brown College. Fonte: Canada Updates

 

Quando e onde devo aplicar?

A maioria dos programas de college no Canadá começam em Setembro e Janeiro de cada ano e é recomendado que você aplique com 6 meses de antecedência, pois é muito comum que as vagas se esgotem com rapidez. Então, se você pensa em vir ao Canadá próximo semestre, a hora de juntar a documentação e aplicar é agora!

O processo é todo online e você contará com um excelente time de recrutamento na maioria das colleges, então, sim, você pode fazer isso por conta própria, sem precisar gastar tanto em agências ou com consultores. Mas se você acha que precisa de ajuda na aplicação, as colleges oferecem uma lista de agentes credenciados, basta entrar em contato.

Muito cuidado aqui! Certifique-se que está contratando um agente oficialmente reconhecido pela instituição para qual você está se aplicando. Caso contrário, sua aplicação não será aceita.

 

Tempo de processamento

Após concluir sua aplicação, o tempo de processamento geralmente é entre 4 e 8 semanas. 

 

Espero que esse texto tenha esclarecido algumas questões no tocante ao processo de aplicação a colleges em Ontário. Existem diversas formas de vir ao Canadá e iniciar sua vida nesse país incrível. Nesse texto, abordamos mais algumas delas. Destaco que as informações técnicas e burocráticas contidas nesse texto foram extraídas de sites oficiais, como o do CIC, bem como do site da George Brown College. Qualquer aprofundamento necessário em relação a processo imigratório, é necessário recorrer a agentes oficiais de imigração.

 

Como você pode vir ao Canadá em 2018

A Missão Toronto 2018 é um programa desenvolvido pela Next Level Hub que irá conectar você a possibilidades únicas de estudo e trabalho no mercado canadense. A turma desse ano irá participar do Elevate Techfest e da Creative Business Week, dois grandes eventos de tecnologia em Toronto e Waterloo organizados pela City of Toronto, Region of Waterloo, Next Level Hub, Ideality, Atoms Integrator e Project Hub

Saiba mais sobre a Missão Toronto aqui!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus(uas) amigos(as)! Esse tema é super recorrente em conversas que tenho com colegas meus, então vamos espalhar informação! 🙂

10 thoughts on “Passo a passo de como aplicar para Colleges no Canadá

    1. Oi Danielle, obrigado pela observação! Esclarecemos agora no texto que estávamos nos referindo a um post graduate course. Agradecemos sua pontuação! 🙂

  1. Outro pequeno erro, para entrar em um College não precisa ter 18 anos, pode ter 17 ou 16, contanto que tenha terminado o high school!!! E a taxa de inscrição muda de colleges pra colleges, não lembro qual que foi, mas eu acabei pagando 110…. 🙂

    1. Oi Francy! Sugerimos dar uma melhorada no inglês antes de investir em uma pós no Canadá. Assim você conseguirá absorver o conteúdo e ter uma experiência melhor no país 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.