O Governo canadense acaba de lançar seu mais novo incentivo à atração de talentos internacionais. Desde a eleição de Trump, a atual gestão tem dado claros sinais no sentido de atrair imigrantes que o governo americano agora rejeita em massa. Já no começo de abril, Trump anunciou a restrição e reanálise do visto H-1B, que admite talentos internacionais para posições de trabalho nos Estados Unidos.

Na manhã de hoje, em Downtown Toronto, na sede da Oneeleven, um dos principais hubs tech do País, três Ministérios anunciaram o lançamento da Global Skills Strategy (GSS). Participaram da coletiva de imprensa o Ministro da Inovação, Navdeep Bains; o Secretário Parlamentar do Ministério do Trabalho, Rodger Cuzner; e o Ministro da Imigração, Ahmed Hussen.

Entenda como funciona o programa

O principal objetivo do GSS é permitir que as empresas que mais crescem no Canadá tenham acesso aos talentos que precisam para continuar crescendo de forma exponencial. Ao contrário do que faz o governo americano, o país aposta em talentos de fora para permitir o crescimento rápido e sustentável de empresas nativas, o que, por consequência, gerará empregos para ainda mais canadenses.

De acordo com o governo, “nós temos que ser mais abertos. Devemos reconhecer que não possuímos todos os profissionais qualificados para os ambiciosos projetos que nossas empresas estão executando hoje. E, para isso, nós queremos aumentar nossa taxa de importação de talentos internacionais. Isso é crucial para nossa cultura de diversidade e ritmo de crescimento econômico”.

Como era antes

Antes do lançamento do programa, o método de entrada de talentos internacionais era por meio do Express Entry, programa que dá acesso direto ao status de permanent resident para candidatos que cumprissem determinados requisitos (para informações mais detalhadas, acesse o site da imigração canadense).

Essa via de imigração, contudo, enfrentava uma série de obstáculos, como o tempo de processamento, que pode durar até 1 ano, tornando o caminho inviável para profissionais em busca de uma recolocação mais rápida, assim como para empresas e startups com sede de talentos para projetos inovadores e de rápida execução.

Como é agora

A partir de hoje, essas empresas recebem uma clara mensagem do Governo para contratação de jovens que venham de países como o Brasil, México e países da Europa, que possuem uma alta taxa de exportação de talentos. O tempo de processamento cai de 1 ano para 2 semanas e os agentes de imigração passam a assumir um papel mais consultivo e de suporte na relação com os aplicantes e com as empresas que precisarem de ajuda no processo.

Dessa forma, fica mais fácil para profissionais de todo o mundo entrarem em contato com empresas sediadas no Canadá e se aplicarem para vagas em um nível de paridade em relação aos aplicantes residentes no país.

O grande segredo, porém, é buscar por empresas que já tenham uma cultura de contratação de talentos internacionais. Essas, sim, estão com os olhos brilhando a partir de hoje. A Missão Toronto, por sinal, visitará as principais empresas e startups abertas a talentos como você. Saiba como largar na frente.

Innovation Solutions Canada: mais uma iniciativa do Governo lançada hoje

Além disso, de acordo com o Ministro de Imigração, “não basta acesso a talento internacional. Temos que dar acesso a essas empresas a capital. Por isso vamos assumir uma posição cada vez mais forte de investidores-anjo em startups que se dediquem à solução de problemas sociais latentes em nossa sociedade”.

De acordo com o Ministro, está em curso um forte estreitamento das relações com aceleradoras e centros de inovação. Isso se deve ao fato de que, nas palavras do Ministro, “o Canadá vai muito bem em começar negócios. Agora devemos focar na escalabilidade e sucesso das nossas startups. E isso não depende apenas de talentos, mas de investimentos”.

Como parte da iniciativa, o governo pretende investir pesado nas instituições superiores de educação, que já são reconhecidas internacional pelo seu padrão de qualidade e conexão com o mercado de trabalho.

A Universidade de Toronto (UoT), por exemplo, aparece em Top 1 no Canadá e no Top 10 global no ranking de universidades públicas. Além da UoT, a Universidade de British Columbia, a McGill e a Universidade de Waterloo também são referências mundiais.

Veja as principais frases de hoje (tradução livre)

“O Canadá aparece como opção atrativa para talentos internacionais em virtude do ambiente aberto e receptivo que nossa população e mercado de trabalho oferece. Encontramos a fórmula que concilia economia forte e qualidade de vida inigualável” – Ministro da Imigração, Ahmed Hussen.

“Investimento segue talentos. Não atrairemos capital se não contarmos com os melhores talentos em nossas empresas. E será essa combinação que permitirá ainda mais empregos para os canadenses”. – Secretário Parlamentar do Ministério do Trabalho, Rodger Cuzner

“O programa lançado hoje é uma clara mensagem a quem empreende no Canadá. Nosso governo está respondendo a uma evidente necessidade de empreendedores que antes encontravam obstáculos na contratação de talentos internacionais. Queremos estreitar, ainda mais, esse canal de conversa com quem está na linha de frente dos negócios em nosso país. Hoje é um excelente ponto de partida”. – Ministro da Inovação, Navdeep Bains.

“Se temos a ambição de ser o país mais internacional do mundo, temos que ter as portas “escancaradas” a quem deseja chamar o Canadá de “lar”. Mais do que isso, a quem deseja mudar nossa realidade e nos tornar ainda melhores. Por isso, esperamos mais de 80.000 candidatos aceitos pelo Express Entry este ano.” – Ministro da Imigração, Ahmed Hussen.

Como ir a Toronto?

Em parceria com as principais empresas e startups canadenses, vamos realizar a Missão Toronto, que vai conectar empreendedores e talentos brasileiros ao mercado de trabalho e empreendedorismo do país. Iremos visitar e entrar em contato com ideias visionárias, líderes e empresas abertas a fazer negócios com startups e profissionais brasileiros. Para dar o primeiro passo na sua jornada de inovação e alavancagem de carreira, faça sua inscrição agora mesmo.

Quer conversar sobre essas oportunidades incríveis? Entre em contato conosco pelo e-mail contato@nextlevelhub.org. Siga-me no Instagram! Lá, eu compartilho em tempo real as novidades e oportunidades para brasileiros em Toronto. Meu perfil pessoal é @felipeveras e profissional, @nextlevelhub. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *